Hoje é domingo, pé de cachimbo
O cachimbo é de ouro
Bate no touro
O touro é valente
Bate na gente
A gente é fraco
Cai no buraco
O buraco é fundo
Acabou-se o mundo...
E por acaso existe pé de cachimbo? Sempre fiquei imaginando um pé de cachimbo...
Daí, outro dia lendo meu twitter vi que minha professora (Cacá) escreveu alguma coisa com domingo e colocou um trecho desta cantiga:
Hoje é domingo, pede cachimbo
O cachimbo é de ouro
Bate no touro
O touro é valente
Bate na gente
A gente é fraco
Cai no buraco
O buraco é fundo
Acabou-se o mundo...
NOSSA!Eu costumo ler bastante e nunca tinha lido esta cantiga na infância, por isso não daria para perceber este detalhe que faz toda a diferença.
Neste fim de semana, no sítio conversando com minhas tias (Dien e Rosângela) e meus pais, toquei neste assunto achando que só eu imaginava um pé de cachimbo, mas me enganei e todos a meu redor também achavam o mesmo e sorriram, comentaram e dramatizaram a cantiga que agora fazia todo sentido, pois o verbo PEDIR entrou no lugar do pé de cachimbo...
Foi muito divertido...
Mas o detalhe não foi esse. É que tinha outra pessoa que idealizava o que ninguém imaginava. O pé de cachimbo era um pé de verdade, sim, um pé torto, virado para dentro e de ouro... RS
Essa foi demais... Tive que botar meu "fantástico mundo de Natalie" pra funcionar e visualizar uma pessoa com um pé de cachimbo de ouro.
Aê Remédios (amiga da Tia Rosângela) arrasou na imaginação!!! rsrs
Pena que não achei uma imagem pra colocar aqui. Só a Remédios poderia desenhar!
Valeu Cacá e valeu twitter por me ajudarem a entender na real a cantiga que ouço desde criança. O que pode ser uma grande besteira para alguns é de grande valia para mim e para quem curte a cultura e o folclore brasileiro.
Um xêro!!