segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Twitter também é Cultura

Quando eu era criança dizia, ouvia e imaginava:
Hoje é domingo, pé de cachimbo
O cachimbo é de ouro
Bate no touro
O touro é valente
Bate na gente
A gente é fraco
Cai no buraco
O buraco é fundo
Acabou-se o mundo...

E por acaso existe pé de cachimbo? Sempre fiquei imaginando um pé de cachimbo...
Daí, outro dia lendo meu twitter  vi que minha professora (Cacá) escreveu alguma coisa com domingo e colocou um trecho desta cantiga:

Hoje é domingo, pede cachimbo
O cachimbo é de ouro
Bate no touro
O touro é valente
Bate na gente
A gente é fraco
Cai no buraco
O buraco é fundo
Acabou-se o mundo...

NOSSA!Eu costumo ler bastante e nunca tinha lido esta cantiga na infância, por isso não daria para perceber este detalhe que faz toda a diferença.  

Neste fim de semana, no sítio conversando com minhas tias (Dien e Rosângela) e meus pais, toquei neste assunto achando que só eu imaginava um pé de cachimbo, mas me enganei e todos a meu redor também achavam o mesmo e sorriram, comentaram e dramatizaram a cantiga que agora fazia todo sentido, pois o verbo PEDIR entrou no lugar do pé de cachimbo...
Foi muito divertido...

Mas o detalhe não foi esse. É que tinha outra pessoa que idealizava o que ninguém imaginava. O pé de cachimbo era um pé de verdade, sim, um pé torto, virado para dentro e de ouro... RS
Essa foi demais... Tive que botar meu "fantástico mundo de Natalie" pra funcionar e visualizar uma pessoa com um pé de cachimbo de ouro.
Aê Remédios (amiga da Tia Rosângela) arrasou na imaginação!!! rsrs

Pena que não achei uma imagem pra colocar aqui. Só a Remédios poderia desenhar!

Valeu Cacá e valeu twitter por me ajudarem a entender na real a cantiga que ouço desde criança. O que pode ser uma grande besteira para alguns é de grande valia para mim e para quem curte a cultura e o folclore brasileiro.

Um xêro!!



quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Ensaio Fotográfico .: By Natie Araújo

Pois é pessoal... Andei um tempo sumida aqui do Crônicas, mas agora achei motivo pra mostrar o que tem de melhor...


Hoje vou aproveitar o novo "visu" do Crônicas e mudar um pouco o rumo do blog, postando um ensaio fotográfico da minha prima Juliana, feito por mim.


Outro dia combinamos de fazer umas fotos para um book, mas nunca tínhamos marcado a data e o local. Porém, dia 08 de agosto (dia dos pais), por acaso tive a ideia de fazer algumas fotos de Juliana, já que o local era legal pra gente fotografar.


E aqui está o resultado do ensaio meio improvisado...




 Foi difícil escolher, afinal, foram mais de cem fotografias. E este é o ensaio de Juliana Cristina. O que vocês acharam? Beijos

terça-feira, 6 de abril de 2010

Aviso aos Passageiros...

Alguém já parou pra ouvir uma comissária de bordo antes da partida do avião? Muita gente só as ouve quando viajam a primeira vez de avião, nas outras vezes ninguém olha para a pobre coitada que está mostrando o que fazer caso ocorra uma catástrofe.

Atrás do banco do passageiro também existem folhetos de como agir durante uma suposta queda. (Eu não quis nem olhar, muito menos imaginar que o avião poderia cair.)


Mas tudo isso nem passa perto do que os motoristas dos ônibus da Guanabara dizem antes da partida do “buzu”...

Em uma viagem à Parnaíba com meu namorado Francisco, parei pra ouvir um simpático motorista se identificando e dizendo os procedimentos de emergência, mas como os passageiros não estavam prestando atenção, ele resolveu ser mais direto:

- Boa noite! Meu nome é Fulano de tal, sou o motorista que os conduzirá até Luis Correia com algumas paradas nas principais rodoviárias. O uso do cinto de segurança é obrigatório, existe duas saídas de emergências nas laterais do ônibus e este martelinho vermelho aí serve pra quebrar o vidro.

Acho que não consegui esperar ele virar de costas pra ter um ataque de risos... Porque acabei me lembrando e comparando a paciência e elegância da comissária de bordo com o motorista.

E não foi dessa vez que escrevi o fato em meu blog, porém, tive que escrever o que aconteceu agora, na volta de uma viagem de Parnaíba a Teresina na Semana Santa porque foi simplesmente hilário.

Eu e Francisco novamente no “buzu” esperando todo mundo se acomodar pra saída, o motorista veio dar o aviso:


- Bô boa noite! Mê meu nome é é Sicrano, esta estamos in indo pra Tê Teresiiiina, nas la laterais têm saídas de é é emergência e co coloquem os cin cin cintos... Obrigado!
(Imagine aí... Ele deu o recado, mas demorou horrores...)


AGORA IMAGINE A MINHA SITUAÇÃO!!

Primeiro achei que o motorista estava bêbado, depois pensei que fosse estrangeiro e por ultimo quando ainda achava que estava pensando baixo o Francisco respondeu: - Amor, ele é gago.

Tentei esperar o homem virar as costas. Eu segurava meus lábios com os dentes, não era mangando dele, foi simplesmente porque não consegui entender o que acontecia com o motorista, fiquei com muito medo de ele estar bêbado de verdade.

Eu sorri tanto que chorei, ri, ri, ri demais... O Francisco também sorriu, no entanto já estava preocupado me vendo “chorarrindo”. Eu não estava mais rindo da situação, era de outra passageira que sorria tanto, tanto, o ataque de risos dela não acabava e quanto mais ela sorria, mais eu chorava de rir.

Quando parei de rir, sorri de novo... e sorri demais!!!!!

Sorria sempre... Sorrir ao lado de quem ama, mesmo que ele nem ache tanta graça assim, é MA-RA-VI-LHO-SOOO!!!!!





segunda-feira, 1 de março de 2010

Alguém já viu bruxa sem chapéu?

 Eu tenho uma “prima irmã” chamada Janayna, que me dá um trabalho danado quando o assunto é moda ou qualquer coisa que ela achar que pode chamar atenção.


É uma pessoa discretíssima, que usa roupas simples, poucos acessórios e zero de maquiagem. Mas dentro desses parâmetros ela adora me vê arrumada... Digo isso porque sou exatamente o contrário dela...


Outro dia ela chegou toda animada para começar a escolher os vestidos para as solenidades da formatura dela.


Adivinhe quem ela chamou pra assessorar as escolhas? Eu, claro!

Comecei pela fantasia que ela poderia usar na Aula da Saudade... Tive que pensar em algo que ela pudesse usar sem reclamar... Nada que fosse curto, decotado, colorido demais ou que chamasse mais atenção que os outros.


Pensei então em fantasiá-la de bruxa (fala sério, super discreto, aquele preto básico com um chapéu glamuroso!)


Mas a bonita não quis usar chapéu... (Alguém já viu bruxa sem chapéu?)


Fiquei irritada com minha assessorada, mas resolvi aceitar a proposta dela de irmos a uma loja de aluguel...


A Nayna (forma carinhosa de chamá-la) tem mania de fazer bico quando não gosta de alguma coisa e ela fez isso diversas vezes enquanto estávamos dentro do recinto.


Uma moça simpática veio atender na maior boa vontade... – Pois não!


Eu disse logo: - Olha, essa menina já me tirou do sério! Arrumei uma fantasia pra ela de bruxa, mas ela não quis porque tem que usar um chapéu. Você já viu bruxa sem chapéu?

A moça disse que não. E perguntou pra Nayna o que ela gostaria de usar...

A Nayna respondeu: - Quero uma roupa que não seja curta, decotada e fantasiada demais...


Fiquei olhando pro rosto da moça e tenho certeza que ela quis dizer: - Pois não vista nada!


Mas ela gentilmente escolheu um vestido de espanhola e mostrou. A Nayna fez aquele bico... Em seguida a moça se afastou da gente e a Nayna perguntou se ela não iria mostrar mais nada.

Ela respondeu: - Não meu bem, pode ficar a vontade!

Fiquei com vontade de rir da minha prima doida! Na verdade segurei minha gargalhada e o dedo que queria loucamente apontar e fazer a maior curtição! (risos)

Ela continuou a procurar uma fantasia e persistiu no bico.


Finalmente pedi pra ir embora de lá e continuei pensando no que fantasiá-la...

Lembrei-me de uma fantasia bem legal usada na minha Aula da Saudade por uma amiga, era de Deusa Grega.

Depois de muita conversa e luta, consegui convencê-la de ir de Deusa Grega.

Agora imagine... ainda temos mais quatro solenidades, são quatro vestidos pra escolher...

E nada de vestido curto, decotado, colorido... AFF... Ela me cansa, mas eu a amo muuuuuuitoooooooooo!!!!!!!!!!!

Beijos Nayna!!!